Ir para o conteúdo principal

Gerenciamento do Sistema

Os botões de Gerenciamento do Sistema e Relatórios são exibidos apenas para os Administradores do Sistema. Ao clicar em Gerenciamento do Sistema, será exibido um submenu, como mostra a Figura 23.

image.pngFigura 23 - Menu Gerenciamento do Sistema

Reservas

A página Reservas exibe uma lista de reservas que podem ser filtradas pelo período, usuário, agenda, tipo de recurso, além de atributos das reservas, como exibido na Figura 24.

image.pngFigura 24 - Reservas

Horários Indisponíveis

Na página Horários Indisponíveis é possível determinar períodos em que um ou mais recursos de uma agenda ficarão indisponíveis para reserva desde que indique uma razão para a indisponibilidade, como exibido na Figura 25.

image.png

Figura 25 - Horários Indisponíveis

Cotas

O sistema permite que o administrador restrinja as reservas por intervalo de tempo ou por reserva, como ilustra a Figura 26.

image.png

Figura 26 – Cotas

Para as cotas existem duas possibilidades:

  • Incluindo reservas concluídas - restringe um número máximo de horas por intervalo de tempo (dia, semana, mês, ano).
  • Não contando reservas concluídas: restringe um número máximo de horas por reserva. Ex.: cada reserva terá duração máxima de 4 horas.

Agendas

A página Agendas permite ao administrador criar faixas de horários disponíveis para reserva dos recursos, como exibido na Figura 27. É possível determinar os recursos a que a regra se aplica, a faixa de horários reserváveis e a faixa de horários bloqueados.

image.png

Figura 27 - Agendas

Recursos

Recursos são todos os espaços físicos e virtuais reserváveis. A página Recursos permite criar, alterar ou excluir recursos do sistema, como exibido na Figura 28. É possível atribuir aos recursos uma foto, uma cor, além da possibilidade de definir duração máxima e mínima de reserva por recurso, sua capacidade, o tempo mínimo de antecedência com que as reservas devem ser realizadas, a necessidade de aprovação da reserva e os grupos de usuários que podem solicitar a utilização do recurso.

image.png

Figura 28 – Recursos

Acessórios

O Sistema permite cadastrar acessórios como caixa de som, microfone, notebook, que podem ser solicitados no momento da reserva de uma sala. Na página Acessórios (Figura 29) é possível realizar este cadastro, informando a quantidade disponível do item e determinando em quais recursos o usuário poderá solicitar o empréstimo do equipamento.

image.png

Figura 29 - Acessórios

Usuários

A página Usuários permite ao administrador criar, editar e excluir usuários, como exibido na Figura 30. É possível também definir quais recursos o usuário tem permissão para reservar, a qual grupo de usuários este pertence, além de listar todas as reservas do usuário em um determinado período, como exibido na Figura 31.

image.png

Figura 30 - Usuários

image.png

Figura 31 - Ações relacionadas aos usuários

Grupos

O Sistema de Reservas permite que o administrador gerencie grupos de usuários, de forma a facilitar o gerenciamento do sistema, dos recursos, dos usuários e das agendas, como ilustra a Figura 32.

image.png

Figura 32 – Grupos

Anúncios

Caso seja necessário, o administrador pode escrever mensagens que aparecerão aos usuários quando estes acessarem o sistema. É possível escolher o período pelo qual a mensagem estará disponível, a prioridade, os grupos de usuários que visualizarão a mensagem ou usuários com acesso a recursos escolhidos. Estas opções podem ser visualizadas na Figura 33.

image.png

Figura 33 – Anúncios