DETALHES DO DFD
Detalhes de um DFD, na aba a esquerda:
- Sigilo do artefato: um DFD pode ser marcado como sigiloso, desde que tal ação seja justificada. Ao tornar um DFD sigiloso somente as pessoas com quem o documento foi compartilhado terão acesso a seu conteúdo. Para as demais, apenas a justificativa será apresentada.
Considerando o princípio da publicidade dos atos administrativos e, ao passo que o Plano de Contratações Anual é um documento público, bem como os posteriores processos de contratação, orientamos a não marcar nenhum DFD como sigiloso.
- Compartilhar DFD. Há dois perfis para compartilhamento: “editor” e “ledor”.
O perfil “editor” permite que as pessoas adicionadas possam editar seu conteúdo, enquanto o perfil “ledor” permite que as pessoas possam ler todo seu conteúdo.
BOA PRÁTICA: Caso o(a) servidor(a) que cadastrou o DFD não seja o(a) responsável pela unidade requisitante (Chefe de Gabinete, Pró-Reitor(a) ou Decano(a)) é imprescindível que o documento seja compartilhado com ele(a), bem como com seu(sua) substituto(a) eventual.
- Visualizar histórico de alterações: permite visualizar e acompanhar todas as alterações realizadas no documento, além de verificar quem realizou tais alterações.
- Baixar o artefato em PDF: faz o download do DFD, ainda como Rascunho, permitindo sua leitura completa.
BOA PRÁTICA: Sugere-se a leitura do DFD de forma a identificar se todas as informações inseridas estão corretas, editando-o, caso necessário, antes de enviá-lo ao Setor de Contratações.
No canto inferior esquerdo é possível visualizar informações acerca do orçamento preliminar do documento e da Área Requisitante:




